Além da exuberância ambiental e arqueológica, a Serra do Itapeti também abriga tradições musicais que permanecem vivas por meio de cantigas de inspiração religiosa e cultural. E essa herança tão cara aos habitantes da região também está presente na trilha exclusiva e especialmente criada para o Serráqueos.
Pífanos, acordeon, violino, viola e violoncelo conduzem a música- tema, que leva o nome do longa. Além dela, foram criadas cinco miniaturas musicais para Vibrafone solo.
Para envolver, ainda mais, o público no ritmo da narrativa, a trilha conta com canções originais e de ritmos típicos brasileiros, como baião, maracatu, entre outros, explica o diretor musical do longa, maestro Allan Caetano de Paula.
Com o intuito de atingir o máximo de fidelidade – e sensibilidade – ao universo retratado por Serráqueos, o maestro contou com uma equipe de dez profissionais especializados em ritmos regionais para que nenhum detalhe e referência à proposta do filme passasse despercebida.
“Além das composições originais, o filme conta, ainda, com a releitura de “Pico do Urubu”, criada e interpretada por Rui Ponciano, que nos cedeu a música”, revela o diretor do longa, Rodrigo Campos.
“Serráqueos” também narra a história de moradores que encontraram na Serra do Itapeti um refúgio para se reconectarem à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens emblemáticos como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.
Première
O lançamento de Serráqueos já tem data marcada, será no dia 18/12 sexta-feira, às 19h, no Theatro Vasques. Devido aos protocolos de prevenção ao Covid-19, a sessão será aberta apenas à equipe de produção e patrocinadores.
Ficha técnica trilha original Serráqueos
Direção musical: Allan Caetano de Paula
MÚSICA TEMA SERRÁQUEOS
Composição
Jefferson Gonçalves
Fernando Seiji Sagawa
Cadu Medeiros
Execução
Fernando Seiji Sagawa (pífanos)
Cadu Medeiros (acordeon)
Jefferson Gonçalves (violões)
Mariana Ribeiro (violino e viola)
Paulo Henrique (violoncelo)
MÚSICA MINIATURAS SERRÁQUEOS PARA VIBRAFONE 1, 2, 3, 4, 5
Composição – Fernando Seiji Sagawa
Execução – Joachim Emídio (vibrafone)
MÚSICA PICO DO URUBU
Composição – Rui Ponciano
Arranjo
Jefferson Gonçalves
Cadu Medeiros
Fernando Seiji Sagawa
Execução
Rui Ponciano (voz)
Tathiane Carnavale (voz)
Jefferson Gonçalves (violões)
Fernando Seiji Sagawa (saxofone alto)
Cadu Medeiros (baixo elétrico e piano)
Elvis Toledo (bateria)
Mestre Angelino, Moçambique, Itapeti do Alto, Guararema-SP
Contrapartida
Serráqueos é a primeira produção cinematográfica a ser financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC). A produção recebeu patrocínio da CS Brasil, JSL, Veran Supermercados, Colégio Santa Mônica, Província Carmelitana de Santo Elias, Colégio Gutenberg, Quasar Transporte e Logística e apoio de BTA Creative e Thor Drones. O filme deve ser exibido em sessões abertas ao público em Mogi e região, além de escolas e festivais de cinema. O projeto também contou com a realização de oficina cultural de Produção para Documentário.
Direção e roteiro de Rodrigo Campos, pesquisa e assistência de direção de Jamile Santana, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Lethicia Galo, assistência de fotografia de Adriano Lourijola, Alex Salti e Geraldo Arcanjo, filmagem aérea com drone de Thiago Secomandi e Orlando Junior, som e mixagem de Alandson Silva, trilha sonora supervisionada pelo maestro Allan Caetano, montagem de Denilson Nakajima, colorização de Marcelo Cosme, assistência de montagem de Leonardo Scavone e Rogerio de Freitas, imagens adicionais de Marcelo Cardoso, efeito visual de Felipe Paixão e Diana Santos, ilustração pôster e artes gráficas de Rico Ribeiro.
É possível assistir o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2iKdSgD3GyQ
Jornal O Diário de Mogi, 11/12/2020
Jornal Caderno W, 14/12/2020
Jornal Caderno W, 16/12/2020