Serráqueos, o primeiro longa-metragem produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC), foi selecionado para participar do Festival de Cinema de Caruaru, em Pernambuco, considerada uma das mais importantes do Nordeste, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de março.
Como medida de prevenção ao Covid-19, a mostra, que já está em sua oitava edição, ocorrerá virtualmente. Serráqueos será exibido entre os dias 24 e 29 de março. Para conhecer à programação e assistir às exibições, basta acessar www.festivaldecaruaru.com.br
“Logo na primeira inscrição, já ser selecionado para um Festival importante, ainda mais, com um tema tão ligado à nossa cidade, é motivo de grande orgulho. Prova de que o documentário Serráqueos trata de temáticas universais e poderá servir de exemplo para outras Regiões do país, principalmente, nas questões ambientais. Acredito que seja um dos primeiros longa-metragem da Região a participar de um festival em outro Estado“, explica o cineasta Rodrigo Campos.
O filme mostra o impacto da serra – que conta com 5,2 mil hectares de fauna, flora e mananciais exuberantes – na vida de seus moradores, que utilizam seus recursos de forma sustentável, preservando as espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola).
Serráqueos também narra a história de moradores que encontraram na Serra do Itapeti um refúgio para se reconectar à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens emblemáticas como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.
O documentário aborda, ainda, a ótica de pesquisadores, ativistas e outros especialistas que estudam a serra e colaboram com a elaboração de políticas públicas de preservação, como os professores Maria Santina, Eliseu Piacentin, Ricardo Sartorello e Marcos Grangeiro e Jefferson Leite.
Observação de Passáros, Parque Chiquinho Veríssimo, Mogi-SP
Contrapartida
Serráqueos é a primeira produção cinematográfica a ser financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC). A produção recebeu patrocínio da CS Brasil, JSL, Veran Supermercados, Colégio Santa Mônica, Província Carmelitana de Santo Elias, Colégio Gutenberg, Quasar Transporte e Logística e apoio de BTA Creative e Thor Drones. O filme deve ser exibido em sessões abertas ao público em Mogi e região, além de escolas e festivais de cinema. O projeto também contou com a realização de oficina cultural de Produção para Documentário.
Direção e roteiro de Rodrigo Campos, pesquisa e assistência de direção de Jamile Santana, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Lethicia Galo, assistência de fotografia de Adriano Lourijola, Alex Salti e Geraldo Arcanjo, filmagem aérea com drone de Thiago Secomandi e Orlando Junior, som e mixagem de Alandson Silva, trilha sonora supervisionada pelo maestro Allan Caetano, montagem de Denilson Nakajima, colorização de Marcelo Cosme, assistência de montagem de Leonardo Scavone e Rogerio de Freitas, imagens adicionais de Marcelo Cardoso, efeito visual de Felipe Paixão e Diana Santos, ilustração pôster e artes gráficas de Rico Ribeiro.
É possível assistir o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2iKdSgD3GyQ
Jornal O Diário de Mogi, 25/02/2021
Jornal A Semana, 25/02/2021
Jornal O Diário de Suzano, 25/02/2021
Jornal Caderno W, 25/02/2021